
Você conhece seu cliente?
O quanto? Será que ele mudou o comportamento de compra nos últimos 2 ou 3 anos?
Seguramente que sim! Mesmo com situações pontuais de aumento de número de casos positivos de Covid, o consumidor quer aproveitar mais a vida do que antes do início da pandemia. As perdas do convívio social e de vidas causaram uma mudança no comportamento com a sensação de uma nova etapa de vida está disponível agora.
O turismo é um dos beneficiados nessa nova postura do consumidor, que vai muito além de apenas querer desfrutar bons momentos. Houve um aumento na consciência em relação a questões como sustentabilidade, valorização da economia circular e do consumo local, colecionar mais vivências com desafios e experiências diferenciadas, valorização do bem-estar e da saúde física e mental, estar mais próximos daqueles que queremos bem. Todos esses aspectos podem fazer parte do planejamento de uma viagem. Valorizar o que é mais caro (não no aspecto econômico) para cada cliente é um diferencial para o agente de viagens.
E como entender o cliente que cada vez mais deixa de consumir por impulso? Tendo as melhores opções que combinem com os valores e propósitos, e com a realidade financeira de cada um. É necessário reavaliar sua relação com esses clientes, ver o quanto ela está focada nas pessoas e suas necessidades, se o toque de humanidade e empatia está na dose certa. Muitas vezes as demandas urgentes podem atropelar os processos e questões tão relevantes podem ficar esquecidas.
Adequar o tempo para atender urgências e não perder o toque pessoal, concorrendo com as facilidades de compras mais rápidas é um grande desafio. Entender as dificuldades dos seus clientes sobre acesso às informações que você domina é um dos primeiros passos, entender sob a visão deles eventuais barreiras. Usar da transparência nessa relação, valorizando seus diferenciais e que para seguir com um atendimento de alta qualidade é necessário ser remunerado de forma adequada.
Se você conhece o perfil atual do seu cliente, o que poderia mudar na sua estrutura de atendimento para facilitar a vida dele? Se achar que está tudo ótimo, mas não fez uma avaliação no último ano, acho que pode estar perdendo oportunidades. Quer rever o perfil desse cliente e não sabe por onde começar, comenta aí e podemos trocar uma ideia.
Temos (no projeto em gestação) um perfil do nosso avatar/persona/cliente que foi feito fazem 2 meses, mas acredito que em janeiro será feita uma revisão. De maneira muito genérica podemos apontar que ele é um AGENTE DE VIAGENS.
Quer saber mais? Em breve mais detalhes!