
Você sabe qual a diferença entre saudade e nostalgia?
Segundo uma simples pesquisa no Google, saudade é o que você sente ao lembrar-se de situações que já passaram, pessoas e prazeres que deixou para trás. Já a nostalgia, além da saudade, provoca um sentimento de que o que foi vivido é melhor do que o que a vida oferece no presente. Ou seja, a nostalgia é a tristeza ao lembrar-se do passado e querer voltar.
Na vida passamos por muitas fases, que se confundem entre esses dois sentimentos, saudade e nostalgia, seja na vida profissional, familiar ou pessoal, como as brincadeiras da nossa infância e os nossos brinquedos, que hoje nem existem mais, ganharam espaço para a tecnologia do mundo virtual.
Já parou para pensar que isso também acontece profissionalmente? Quando iniciamos em uma carreira profissional existem ferramentas, métodos, serviços e sistemas que facilitam o dia a dia do trabalho. E no segmento de Turismo não foi e não é diferente.
Para quem é do setor vai lembrar que o mundo digital não era ainda tão “evoluído”, portanto, não existiam sistemas avançados e nem alta tecnologia. Um dos primeiros passos nesse sentido foi um sistema chamado Iris desenvolvido pela saudosa Varig, lembram disso? Ah, lembram também da Cia? Daí o sistema foi sendo desenvolvido em parceria com outras cias e foi ganhando mais espaço, surgindo os chamados GDS, que além de reserva aérea também reservavam hotel entre outros serviços.
Quem não lembra de que os bilhetes aéreos eram emitidos a mão e em várias vias carbonadas? Nesse caso não tenho saudade e nem nostalgia, porque o mundo digital nos trouxe mais agilidade, eficiência e conforto.
E o telex, alguém já ouviu falar e sabe dizer qual era a sua utilidade? Conheceu o Hotel Travel Index, mais conhecido como INDEX, e o utilizou em suas pesquisas? Ganha um doce quem responder! É uma ironia comparando com a atualidade, mas podem acreditar que eram as ferramentas usadas naquela época para receber e enviar mensagens e saber “tudo” ou quase tudo sobre um hotel. O mundo é dinâmico e assim fomos evoluindo até chegarmos as nossas comunicações e pesquisas pela internet de hoje.
Mas tenho nostalgia dos encontros semanais que fazíamos com muitos profissionais do turismo, tinha um ar de interação, amizade e colaboração entre todos e muita troca de conhecimento.
E você, qual sentimento tem em relação a sua vida profissional, familiar ou pessoal? Nos conte se na sua experiência de vida você já se utilizou de ferramentas ou outros recursos que hoje foram substituídos ou não existem mais.
Como disse, o mundo é dinâmico e em constante mudança, devemos aprender a nos adaptar a cada etapa da nossa vida, assim como fizemos quando os processos e métodos mudaram ao longo da jornada, mas como fazer isso sem perder todo o aprendizado e bagagem dentro do segmento escolhido?
É o que estamos (Eu e Maria Elisa Bezerra) planejando fazer, continuar dentro do nosso segmento, mas com um olhar digital para ajudar aqueles que conhecemos, temos muito para compartilhar dessas experiências, tanto de vida acadêmica como profissional. Em breve teremos novidades, nos acompanhe.